Passeio de carrinha – São Jorge

A partir do porto da Madalena ou de São Roque apanhamos o barco em direção às Velas. A viagem demora 1 hora e 20 minutos ou 45 minutos, respetivamente. Uma vez na ilha, começaremos a explorar São Jorge a bordo de uma carrinha confortável.

Antes de mais, visitaremos a fábrica, onde é produzido o queijo mais delicioso e famoso dos Açores. O queijo de São Jorge é feito exclusivamente de leite cru de vacas alimentadas com a erva da ilha. Antes do queijo de São Jorge chegar ao nosso prato, o delicioso queijo deve passar por um processo de amadurecimento de 3 a 24 meses, depende do tipo de cura.

Na Urzelina, na costa sul, ouviremos a fascinante história de como a torre da igreja paroquial foi poupada do fluxo de lava da última erupção ocorrida na ilha em 1808.

São Jorge é composta por uma “cordilheira” e muitas fajãs (plataformas costeiras formadas por lava ou deslizamentos de terra). Numa delas, a Fajã dos Vimes, visitaremos as plantações de café comerciais exclusivas da Europa. Depois de ver como as plantas crescem e como as sementes são tratadas, teremos a oportunidade de provar este café requintado.

Em seguida, iremos para o litoral norte, de onde podemos desfrutar de vistas deslumbrantes sobre as falésias do norte e a Fajã dos Cubres, bem como a Fajã da Caldeira de Santo Cristo. Ambas foram formadas por deslizamentos de terra em 1757, durante o terramoto mais forte já registado nos Açores.

Mais adiante, na Fajã do Ouvidor, teremos tempo para dar um mergulho numa das mais belas piscinas naturais: a Poça do Simão Dias.

Após esta excursão de dia inteiro à bela ilha de São Jorge, é hora de apanharmos o ferry de volta ao Pico.