Após uma agradável viagem de barco de 30 minutos a partir da Madalena, chegamos à bela cidade da Horta. A partir daí, seguiremos até a Caldeira, uma gigantesca cratera vulcânica que domina todo o centro da ilha do Faial.
A Caldeira forma uma reserva natural incrivelmente rica em flora endémica dos Açores. Ficar à beira do “caldeirão” da Caldeira faz-nos perceber o quão pequenos somos. A cratera gigante é com certeza uma das principais atrações naturais da ilha. Ela eleva-se 1.043 m acima do nível do mar no Cabeço Gordo, o ponto mais alto da ilha, e tem um diâmetro de cerca de 2 km. A sua última erupção aconteceu à pouco mais de 1.000 anos e cobriu mais de 70% da ilha com pedra-pomes.
Continuaremos em direção ao litoral norte, mais especificamente até ao Vulcão dos Capelinhos, o vulcão mais jovem dos Açores, formado há apenas 60 anos. Ainda é possível passear pela paisagem “lunar” feita de cinzas.
Após um almoço tradicional num restaurante local, descobriremos mais sobre a paisagem vulcânica e natural do Faial, visitaremos um antigo local onde se praticava a caça à baleia e provaremos o delicioso queijo de uma fábrica local, tudo isto antes de apanharmos o barco de regresso à ilha do Pico.