As famosas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres!

Uma das melhores alturas para visitar a ilha de São Miguel é nos dias das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.  Para devotos ou não, é de facto uma das festas mais importantes da ilha de São Miguel reunindo pessoas de toda a parte da ilha e até não residentes. As festas realizadas em devoção ao Senhor Santo Cristo este ano terão lugar entre 12 a 19 de maio. Venha descobrir a razão de existência destas festas e em que consistem!

Culto ao Senhor Santo Cristo

No mosteiro de Nossa Senhora da Esperança, em Ponta Delgada, existe uma figura em madeira que representa Jesus Cristo durante a paixão de cristo. Esta imagem impressiona pela perfeição dos seus traços e adereços construídos com pedras preciosas, pérolas, diamantes e ouro.
Acredita-se que terá sido esculpida no início do século XVI e depois foi oferecida pelo Papa Paulo III a duas religiosas que terão ido a Roma impetrar a Bula de fundação do primeiro cenóbio feminino na ilha de São Miguel.
Gallery image
A devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres nasceu aquando do grande terramoto que aconteceu em 11 de abril de 1700. Segundo reza a história, durante o  terramoto na ilha de São Miguel, um grupo saiu a rua em procissão com uma imagem do Senhor Santo Cristo quando um  tremor mais forte fez cair a imagem do Senhor Santo Cristo do andor para o chão, que segundo a história permaneceu intacta, a partir desse momento há quem conte que a terra parou de tremer nascendo assim uma devoção extraordinária ao Senhor Santo Cristo dos Milagres!

As Festas

Estas festas animam a cidade de Ponta Delgada ao longo de alguns dias, sendo os pontos altos: a inauguração da iluminação da fachada do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres; a procissão que reúne uma imensidão de devotos que percorrem as principais ruas da cidade acompanhados pelo andor com a imagem do Senhor Santo Cristo, assim como as “promessas”.

Photo Credit: https://santo-cristo.com/

Estas “promessas” são realizadas por pessoas com problemas, quer a nível de saúde, familiares ou de qualquer outro tipo, que procuram ajuda divina e amparo, realizando assim sacríficios prometidos ao Senhor Santo Cristo em caso de conseguirem atingir a ajuda que necessitam.

Acompanhando estas festas terão sempre diversas “barraquinhas” como chamamos cá nos Açores que vendem pipocas, gelados, petiscos e vários tipos de comes e bebes para todos os que decidem participar nas festas. Além das barraquinhas temos também vendedores que aproveitam estes dias para vender produtos artesanais já que a cidade recebe centenas de pessoas nesta altura.

 

Photo Credit: https://santo-cristo.com/

Esta festa dedicada so Senhor Santo Cristo dos Milagres é de extrema importância para o povo açoriano, juntando residentes e emigrantes que voltam à sua terra natal para vivenciar o esplendor destas festas e visitar o Santuário para observar de perto a imagem do Senhor. Ao visitar a ilha nestas datas, não perca a oportunidade de marcar a sua presença neste evento tão querido pelo povo açoriano!