O que visitar nos Açores? Pois é, conhecer estas nove belas ilhas do arquipélago dos Açores é como descobrir um imenso mundo de paisagens verdes e azuis. Para quem ainda não visitou nenhuma destas ilhas, neste blog vamos contar-te um pouco sobre os locais mais imperdíveis que deviam fazer parte das tuas recordações! Prepara a tua mala de viagem, o teu chapéu de chuva e umas boas botas para caminhares connosco por este nosso roteiro pelos Açores!
![Uma vaca a descansar no pasto com vista para o mar, nos Açores.](https://azoresbeds.com/wp-content/uploads/2021/10/maria-miguel-cardeiro-vlcjii1qkci-unsplash-683x1024.jpg)
-
Lagoa das sete cidades, São Miguel, Açores
Formadas pelas lágrimas de um pastor de olhos verdes e de uma princesa de olhos azuis (como conta a lenda), a lagoa das sete cidades é, sobretudo, um dos locais mais mágicos que alguma vez poderás ver!
Uma das sete maravilhas naturais de Portugal. Esta lagoa é, por mais estranho que pareça, uma única caldeira formada por colapsos sucessivos de pedras. Uma pequena ponte divide as duas cores da lagoa, separando de um lado o reflexo das águas de tom verde e, do outro, um tom azul.
Assim, a lagoa das setes cidades constitui-se no maior reservatório natural de água doce dos Açores, ocupando uma profundidade capaz de chegar até mais de quatro quilómetros quadrados. Impressionante, não achas?
Aproveita para te deslumbrares com o miradouro da Vista do Rei! Aí, poderás ver de perto um dos locais mais reconhecidos dos Açores. Apesar de muitas das vezes o local estar coberto de nuvens, quando visitares São Miguel vai conhecer esta paisagem assim que estiver um dia de sol!
Nunca te esqueças, esta lagoa é um importante local de passagem de aves migratórias e outras espécies endémicas dos Açores. Tenta não deitar lixo no chão. Aproveita para visitares as outras lagoas mais escondidas.
As setes cidades são um local único no mundo. É impossível não se render a uma paisagem tão especial como esta!
Lagoa das Sete Cidades, São Miguel, Açores -
Montanha do Pico, Pico, Açores
A montanha da ilha do Pico é um vulcão com mais de 2300 metros de altura. Situa-se na ilha do Pico e é considerada a montanha mais alta de Portugal!
Este local maravilhoso é perfeito para quem gosta de exigir um pouco mais de si. É possível subir toda a montanha e apreciar uma paisagem deslumbrante sobre o mar e as outras ilhas à volta da ilha do Pico. Acreditem, subir a montanha é uma experiência muito cansativa, mas verdadeiramente única!
Vale muito a pena conhecer o Pico e subir a montanha. É uma ilha cheia de cultura e história. E, para quem deseja conhecer melhor os Açores, este é o destino perfeito de entre os melhores locais a visitar nos Açores.
Montanha do Pico, ilha do Pico, Açores -
Parque Terra Nostra, São Miguel, Açores
E quem não deseja tomar um banho de água termal, bem quentinha, depois de um dia a conhecer a ilha de São Miguel? É verdade, nesta viagem para os Açores não podes deixar para trás este local maravilhoso que é o Parque Terra Nostra!
Localizado no Vale das Furnas, este jardim com mais de 200 anos é o local onde poderás encontrar inúmeras plantas nativas de vários países! O seu património botânico é tão bonito que até te vais render à imensa quantidade de flores que existe em todo o jardim. Estes são alguns dos exemplos que podes encontrar:
. Fetos (com cerca de 300 exemplares);
. Cycadales;
. Coleção de Camélias (com mais de 600 exemplares);
. e muito mais!
O tanque termal é outra das grandes vantagens que existem dentro deste jardim. Uma água de 40ºC., super rica em ferro e em outros minerais que são muito saudáveis para a tua pele! É perfeito para quem deseja descansar dentro deste local no centro do Vale das Furnas.
Parque Terra Nostra, em São Miguel, Açores
Photo credit: D-Stanley on VisualHunt -
Vulcão dos Capelinhos, Faial, Açores
Uma paisagem única, fruto de uma erupção formada pelos derrames de lava deste vulcão. É uma visita única para quem deseja apreciar a verdadeira força da Mãe Natureza! A visita ao farol e até a algumas casas, destruídas pela erupção, reforçam este carácter dramático ao território. Este vulcão teve atividade ainda em 1957 e 1958!
Afinal de contas, os Açores são ainda ilhas com uma atividade vulcânica bastante presente. Desta forma, todos os dias ocorrem dezenas de sismos que nem se fazem sentir. No entanto, visitar a ilha do Faial é viver a força desta erupção vulcânica.
O vulcão dos capelinhos surgiu no mar e acabou por chegar à terra, destruindo alguns terrenos. Passados estes anos todos, podemos confirmar que esta é uma das paisagens mais belas da ilha do Faial e, também, de todo o arquipélago.
O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos foi construído debaixo da terra, para que todos aqueles que o queiram visitar aprendam mais sobre esta atividade vulcânica.
Se vais viajar para os Açores não te esqueças de passar pela ilha do Faial. Vem conhecer este local mágico!
Vulcão dos Capelinhos, ilha do Faial, Açores
Photo credit: Giåm on Visualhunt.com -
Fajã da Caldeira de Santo Cristo, São Jorge, Açores
Finalmente, esta é a última das nossas sugestões sobre o que visitar nos Açores. A Fajã da Caldeira de Santo Cristo situa-se na freguesia da Ribeira Seca, na ilha de São Jorge: a tão conhecida ilha das fajãs.
É, sem dúvida, um dos locais mais bonitos da ilha de São Jorge, classificada em 1984 como Reserva Natural pelo Governo Regional dos Açores. Este local é perfeito para quem gosta de fazer percursos pedestres nos Açores e sentir o ar puro da natureza!
Apesar de ser um local isolado, é super interessante para quem gosta de experimentar um dia completamente diferente!
Fajã da Caldeira de Santo Cristo, São Jorge, Açores Descobre o mais belo que esta paisagem tem para te oferecer! Visitar este lugar faz-te respirar paz. Não percas esta oportunidade, vale mesmo a pena!
O que achaste destes locais incríveis que acabamos de te mostrar? Já tens a mala pronta e as passagens na mão? Ainda não? Então, do que estás à espera? Procura já o alojamento local perfeito para a tua viagem! A Azoresbeds tem muitas casas à tua espera!
Há tantos outros lugares para visitares aqui nestas nove belas ilhas do arquipélago dos Açores. São tantas que até nem iriam caber dentro deste blog!