Conheça as Fábricas de Chá Açorianas!

Já conhece as fábricas de chá açorianas? Se não abre mão de uma fantástica chávena de chá, São Miguel é o destino ideal para a sua próxima viagem!

A ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, tem o prazer de alojar as duas únicas plantações de chá da Europa para fins industriais. Ambas situadas na Ribeira Grande, a Fábrica de Chá de Porto Formoso e a Fábrica de Chá Gorreana beneficiam do clima húmido e solo rico da região para que reúnam as condições perfeitas para plantação do chá.

Fábrica de Chá de Porto Formoso

A Fábrica do Porto Formoso foi fundada por Amâncio Machado Faria e Maia esteve em funcionamento entre os anos 20 e 80, acabando por fechar portas e reabrindo apenas em 2001, constituindo atualmente Património Industrial da Região.

É aqui que se produz o primeiro chá biológico da Europa, sem fertilizantes, herbicidas ou pesticidas. Esta novidade surge no início de 2018 e a Fábrico do Porto Formoso foi a primeira certificada da ilha de São Miguel e com garantia de selo biológico.

Atualmente, esta fábrica na costa norte da ilha de São Miguel organiza a recriação da colheita tradicional do chá. Recorrendo a trajes típicos, de forma a preservar assim costumes e uma época na qual o chá possuía uma grande relevância nos Açores.

Dispõe também de um museu que proporciona aos seus visitantes a observação de um pequeno filme de forma a dar a conhecer a história do Chá do Porto Formoso.

São realizadas visitas guiadas a quem decide visitar o espaço e as plantações, com direito a uma chávena de chá para finalizar a experiência da melhor forma!

Fábrica de Chá Gorreana

É a mais antiga fábrica de chá da Europa e os seus chás já são reconhecidos um pouco por todo o mundo. É parte de um negócio familiar que já percorre 6 gerações, estando em funcionamento desde 1883.

Atualmente, produz-se nesta Fábrica, anualmente, aproximadamente 40 toneladas de chá! Uma pequena parte é destinada ao mercado açoriano sendo que a restante é exportada para Portugal Continental, Alemanha, EUA, Canadá, Áustria, entre outros países que consomem, cada vez mais, os chás Gorreana.

A plantação de chá mais antiga da Europa possui uma área de 32 hectares e em 2011 ficou com a posse da antiga fábrica açoriana “Canto”. Funcionando a partir daí como museu e possibilitando aos seus visitantes uma visita guiada para que conheçam o processo de transformação do chá.

Caso prefira degustar destes típicos chás açorianos de forma mais cómoda e com mais frequência, pode sempre comprar e preparar no conforto dos nossos alojamentos, o que poderá ser melhor que isto?