Caminha Serra do Topo – Fajã dos Cubres.
A nossa aventura começa quando chegarmos às Velas após uma viagem de barco de 1 hora e 20 minutos a partir da Madalena ou 45 minutos a partir de São Roque.
Do alto das Serras de São Jorge, desceremos para uma das mais belas fajãs da ilha – a Fajã dos Cubres. A caminhada terá cerca de 10 km de extensão, que durará aproximadamente 3,5 horas.
Vagueando por pastos, vegetação endémica e cursos de água, teremos a oportunidade de dar um mergulho nas águas cristalinas de uma bela cascata antes de chegarmos ao delta lávico, localizado na costa norte. Quando chegarmos à remota Fajã da Caldeira de Santo Cristo, que é também considerada um dos melhores pontos de surf de Portugal, aprenderemos o que a torna tão especial e por que razão foi denominada reserva natural.
Após um almoço, tipo piquenique, e de um tempo livre para explorar completamente este lugar único, seguiremos para a Fajã dos Cubres, através do único acesso que permite a circulação de Moto 4 para garantir o abastecimento das poucas pessoas que ainda lá residem. Depois de ficarem presos por vários dias após o último terremoto em 1980, a maioria dos habitantes abandonou as suas casas.
No final deste passeio cheio de belas paisagens, será hora de voltar às Velas para apanharmos o barco de volta à ilha do Pico.